top of page
Buscar
Foto do escritorArá

#05 Mulheres importantes no mundo da moda


#01 Coco Chanel


Gabrielle Chanel foi uma estilista, empreendedora dinâmica, sonhadora, revolucionária com estilo clássico e ousado, que aboliu os vestidos armados em favor de um jeito de vestir mais prático e confortável.


Nasceu em agosto de 1883, na França, foi criada em um orfanato, após a morte de sua mãe.


Aos 20 anos, morando em um pensionato, começou a trabalhar em um armarinho e a cantar em um café local, de tanto repetir a música “qui qu'a vu coco” ( quem foi que viu coco), foi apelidada de a moça Coco.


Coco frequentemente usava roupas de seus companheiros, pois tinha horror aos babados, plumas e rendas do guarda- roupa feminino.


Em uma certa manhã de 1913, Coco decidiu customizar uma malha do seu namorado, cortando na frente, acrescentando gola e cinto de retalhos e bolsos enormes, a roupa lhe caiu como um vestido, “todos me perguntavam onde eu havia comprado e eu respondia, se quiser eu vendo um desses pra você, com isso acabei vendendo dez modelos”. A partir daí Chanel se transformou em uma estilista e acabava de criar a roupa esporte.


Em 1916 continuou a inventar moda, cortando o cabelo na altura do queixo

e a encurtar o comprimento das saias

que agora começariam a mostrar os tornozelos.


Para comemorar seus 40 anos, em 1923, lançou o famoso perfume Chanel N°5,

a fragrância ganhou esse nome porque o químico Ernest Beaux, para atender aos

rígidos padrões de Coco, lhe apresentou oito fragrâncias diferentes, e ela escolheu a de número 5.


Três anos mais tarde criou outro ícone Chanel, o tradicional vestido preto de crepe com mangas longas e justas, que ela dizia ser garantia de elegância para todas as mulheres.




#02 Anna Wintour


É a editora-chefe da revista Vogue americana, considerada a mais conceituada e importante publicação de moda do mundo.


Nasceu em novembro de 1949, em Londres, desde a adolescência se interessava por moda, na década de 1960, ajudou seu pai, que era editor de um jornal londrino, a transformar o veículo em o mais popular entre a juventude da época.


Começou sua carreira como jornalista, primeiro como-editora assistente na revista Harper's Bazaar, em Nova Iorque, depois como editora de moda na revista Viva, em Londres. Pouco tempo depois, tornou-se editora da prestigiada revista New York, onde sua criatividade e estilo, chamaram atenção do meio profissional.



Em 1983, entrou para a revista Vogue em um cargo criado especialmente para ela, após dois anos, foi transferida para o cargo de editora da revista Vogue em Londres, onde ganhou o apelido de “nuclear Wintour” (em referência a expressão “nuclear winter”, inverno nuclear), devido seu pulso firme, estilo gélido e autoritário na forma de liderar sua equipe.


Em 1988 conseguiu o cargo de editora-chefe da Vogue americana, Wintour sofisticou ainda mais a revista, rejuvenesceu as capas, trocou as fotos de estúdio por fotos em luz natural, investiu na geração saúde anos 90 e lançou inúmeros modelos até então desconhecidos. Wintour descobriu e investiu em estilistas como Marc Jacobs e John Galliano, passando a determinar o parâmetro”fashion” mundial.


Em 2003, uma ex assistente pessoal, escreveu o best seller O diabo veste Prada, embora tido por muitos como a biografia da autora, relatando a época que trabalhava para Wintour, ela nega e diz ser apenas uma história fictícia.




#03 Iris Apfel


Empresária, designer de interiores e ícone da moda estadunidense, em 2005 ganhou uma exposição realizada pelo Metropolitan Museum of Art, sobre seu estilo e carreira e se tornou a primeira pessoa viva a ganhar tal homenagem.


Nasceu em agosto de 1921, em Nova Iorque, estudou história da arte na Universidade de Nova Iorque e frequentou a Escola de Arte de Wisconsin.


Após se casar em 1950, lançou a tecelagem Old World Weavers, em parceria com seu marido, enquanto viajavam o mundo em busca de inspirações, matéria prima e técnicas artesanais, e as revendia para clientes importantes e celebridades. Além de liderar diversos projetos de decoração e restauro, inclusive na Casa Branca, por 9 mandatos.


Iris ficou conhecida por seu estilo marcante, excêntrico e inconfundível, olhar otimista, exótico e pouco convencional, não cita referências de moda porém diz que seu estilo foi criado se baseando no que ela achava que ninguém mais usaria e a tornaria única, “é melhor ser feliz do que bem vestido”.




#04 Lena Bryant


Foi uma estilista e criadora da moda de varejo plus size, fundadora da marca Lane Bryant, apesar das circunstâncias, ela viu uma necessidade e encontrou a solução que acabou revolucionando a indústria da moda feminina.


Nasceu em março de 1877, na Lituânia, era órfã e foi criada por seus avós,


Em 1895 se mudou para Nova Iorque e em 1899, se casou com o joalheiro e imigrante russo David Bryant, que fatalmente faleceu após o nascimento do seu primeiro filho. Para sustentar a família Lena começou a confeccionar e vender roupas. Em 1904 montou uma loja na quinta avenida, com 300 dólares emprestados abriu uma conta no banco, onde uma funcionária escreveu seu nome errado e a loja teve de se chamar “Lane".


Bryant ganhou reputação pelas roupas que fez para mulheres grávidas, criou um vestido de chá muito confortável com elástico, o que acabou se tornando o primeiro vestido de maternidade vendido comercialmente. Em 1911, conseguiu expandir sua loja e criou um catálogo de pedidos por correio, o que aumentou ainda mais suas vendas, de modo que a receita da empresa foi superior a 1 milhão de dólares no ano de 1917. Sua segunda inovação foi a criação de roupas prontas para mulheres em tamanhos maiores, dando início ao que conhecemos como varejo de moda plus size.




#05 Miuccia Prada


Designer-chefe da Prada e fundadora da marca Miu Miu, na juventude atuava em movimentos estudantis e era engajada em causas sociais, essa vivência fez com que quisesse fazer moda voltada para mulheres modernas, bem informadas, ousadas e inovadoras.


Nasceu em maio de 1949, em Milão, formada em ciências políticas e estudiosa de arte e arquitetura é ex militante, neta mais nova de Mário Prada, artesão fundador da marca.


Em 1970 começa a trabalhar na Prada, contra sua vontade, pois acreditava que seu trabalho de designer não seria relevante para a sociedade e ela queria fazer mais pelas pessoas. Com ideais revolucionários ela transformou a Prada no império que se conhece hoje.


Em 1980 resolveu substituir o couro, matéria prima utilizada nas bolsas e malas da marca na época, pelo náilon pocono, material utilizado em tendas militares, e criou mochilas que unia resistência, praticidade, utilidade e beleza, o que se tornou objeto de desejo no mundo da moda, com o sucesso ela percebeu que os consumidores estavam em busca de peças práticas e de qualidade.


Em 1985 ela assume oficialmente a marca e em 1988 lança a primeira coleção de roupas Prada, o que abria espaço para toda a gama de produtos que ainda estavam por vir, como a linha masculina, perfumes, linha esportiva, entre outros.


Com estilo discreto e tímido, Miuccia se tornou referência que dita moda até mesmo para outros estilistas, em 2007 ela propôs em uma de suas coleções que as mulheres deveriam sair de casa apostando em modelos grandes de calcinhas, o que agora são conhecidas como hot pants.



Essas são apenas algumas, das inúmeras mulheres, importantes no mundo da moda. O que você achou desse tema e das nossas escolhas?



Post by Andréia Silva


Comments


bottom of page