"Respira, inspira, não pira."
Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera.
Separamos algumas técnicas de respiração para te ajudar quando a ansiedade bater. Mas vale ressaltar que, se as crises forem frequentes ou mais intensas, procure ajuda profissional.
QUADRADA
Nessa técnica, existem quatro etapas que devem ser realizar pelo mesmo período, revezando entre ações e pausas. Inspire pelo nariz contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro.
Você irá formar um quadrado respiratório, com quatro segundos em cada passo, daí o nome da técnica. A duração das etapas pode aumentar, mas lembre-se de que elas devem se alterar por igual.
EXPIRAÇÃO ALONGADA
Parecida com a técnica anterior, a ideia aqui é expirar usando o dobro do tempo que você levou para inspirar, enquanto você inspira por quatro segundos a recomendação é expulsar o ar pela boca por oito segundos.
ALTERNANDO AS NARINAS
Nessa técnica você deve respirar com uma narina de cada vez. Com a ajuda do dedo indicador, inspire por uma narina e expire pela outra. Na sequência, a narina que "puxou" o ar deve ser usada para "soltá-lo".
Esta é uma das técnicas mais conhecidas e é capaz de acalmar porque faz com que a pessoa se concentre na aplicação do método.
ABDOMINAL
Esta é uma boa técnica para conseguir relaxar antes de dormir. Experimente parar e respirar com mais tranquilidade e profundidade. Deite e coloque as mãos em cima do abdômen. Conte mentalmente o tempo que leva para você inspirar e expirar, e estabeleça um ritmo.
CONTAGEM DE 7 SEGUNDOS
Expire até o seu limite. Depois, inspire contando até quatro e segure a respiração por mais três segundos. Expire novamente enquanto conta até sete e repita esse ciclo por três vezes.
Por: Mayara Martins
REFERÊNCIAS: VIVA BEM & GUIA DO ESTUDANTE
Comments