top of page

Para onde vão os tecidos que você descarta?

  • Foto do escritor: Ará
    Ará
  • 30 de dez. de 2019
  • 1 min de leitura


Segundo o Sebrae, 170 mil toneladas de resíduos têxteis são produzidos no país todos os anos e 80% desse material vai parar em lixões, resíduos esses, que poderiam ser reutilizados, gerando renda e promovendo negócios mais sustentáveis.


De acordo com o ecycle, a indústria da moda desperdiça um caminhão de lixo têxtil por segundo. O que é um grande desperdício de tecidos e com um alto preço, já que a indústria é responsável pela emissão de 1,2 bi de toneladas de gases de efeito estufa.


E você? O que você faz com sua roupa velha? Você doa ou joga fora? Dados do documentário The true cost sobre a indústria fast fashion, revela que apenas 10% das roupas doadas vão para brechós.


Cabe a nós, como consumidores, repensarmos as formas como consumimos nossas roupas e como as descartamos. Procure comprar roupas de qualidade feitas para durar e não ser descartadas, investigue mais sobre marcas transparentes e conscientes e que buscam contribuir com um ciclo melhor para as roupas que você compra.


“Do ponto de vista do planeta, não existe jogar lixo fora: porque não existe ‘fora’”.


Nos próximos posts do blog, vamos trazer para vocês algumas alternativas de artesanato para fazer com os retalhos ou restos de tecidos que você tem em casa. Alternativas fáceis e baratas e que podem te ajudar a lucrar algum dinheiro e ainda evitar o descarte desnecessário desses resíduos. Fiquem ligados.


Se quiser saber mais sobre consumo e a indústria da moda, a herself fez uma lista de dicas de documentários sobre a indústria da moda.



 
 
 

Comments


bottom of page