O termo SLOW FASHION foi inspirado no conceito de “slow food”, que se originou na Itália nos anos 1990, que vai contra os padrões de consumo em exagero e de alimentos industrializados. o slow fashion adaptou alguns pontos para o âmbito da moda, onde o "menos é mais" e há "qualidade em vez de quantidade".
O slow fashion preza pela diversidade; prioriza o local em relação ao global; promove consciência socioambiental e mantém sua produção entre pequena e média escalas, ao contrário do fast fashion - sistema de produção de atual que prioriza a fabricação em massa e o consumo desenfreado, com seu custo baseado em mão de obra e materiais baratos sem levar em conta aspectos sociais da produção, nem as consequências ao meio ambiente.
Atualmente, a produção fast fashion da moda contribui para a emissão de gases-estufa, correspondendo por algo entre 8% e 10% das emissões globais, mais que a aviação e o transporte marítimo juntos. É o segundo setor da economia que mais consome água e libera 500 mil toneladas de microfibras sintéticas nos oceanos todos os anos.
Os produtos do slow fashion são aqueles que têm uma vida útil mais longa e são mais valorizados que os consumíveis típicos. A proposta é resgatar o valor das roupas e evitar o descarte e o consumismo. DEFINA SEU ESTILO E SAIBA O QUE VALE COMPRAR e que lhe sirvam por muito tempo.
Nós da Ará, priorizamos o consumo responsável.
Todas as nossas peças são criadas, desenvolvidas e fabricadas por nossas mãos. Priorizamos o comércio local, utilizando tecidos vendidos na nossa cidade. As peças são atemporais e fabricadas apenas após os pedidos, evitando o descarte desnecessário de matéria prima. Nossos retalhos são reutilizados para produções de artesanato. E tudo que fazemos são pensados em vocês.
CONSUMA COM RESPONSABILIDADE!
Comments