BELEZA PELO MUNDO #01 - TRIBO MASAI
- Ará
- 18 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Fotos por Sarah Waiswa de Nairóbi, Quénia.
A Terra possui aproximadamente 7,5 bilhões de habitantes e mais de 193 nações (o número depende da entidade que conta e do que consideram países). São 6.912 idiomas em todo o mundo, segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta.
Muitas vezes ficamos tão focados nas imagens que a grande mídia nos mostra, que esquecemos quão vasto e bonito é o mundo. Esquecemos a variedade de cores, roupas e costumes que existe por esse planeta.
Por isso, decidimos criar essa série de textos sobre a beleza que existe pelo mundo, para relembrar que beleza não tem padrão, mas que está nas diferenças de cada um.
Para começar nossa série, escolhemos a Tribo Masai ou Maasai.

Fotos por Samuel Costa (Veja.com)
Os Masai são um povo colorido da África. Seminômades, localizados principalmente na Tanzânia e no Quênia. Sua sociedade é patriarcal, as mulheres cuidam das casas e dos filhos, enquanto os homens cuidam da segurança e do gado.
Eles são reconhecidos por sua cor vermelha, que os distinguem das outras tribos, e seus colares com miçangas coloridas, feitos pelas mulheres.

Fotos por Samuel Costa (Veja.com)
“De estatura alta e esbelta, com belas feições, os massais são um povo bonito. Seu vestuário é de um colorido maravilhoso. Eles costumam enrolar frouxamente sobre o corpo esguio panos tingidos em tonalidades vivas de vermelho e azul. É comum as mulheres se adornarem com grandes colares circulares de miçangas chatas e, na cabeça, usarem fitas de diversas cores. Os braços e os tornozelos talvez sejam fortemente amarrados com tiras grossas de espirais de cobre. Homens e mulheres costumam alongar os lóbulos das orelhas com brincos pesados e ornamentos de miçangas. O ocre, um mineral vermelho, é triturado até virar pó e então muitas vezes é misturado com gordura de vaca e aplicado artisticamente no corpo.” - do redator de despertai! no Quênia

Fotos por Samuel Costa (Veja.com)

Por ser uma comunidade tão característica, são muitas vezes, usados como referência pela indústria da moda, mas nunca ganharam nada com isso. Para proteger a tribo, foi criado o o “MIPI” (Maasai Intellectual Property Initiative), que protege os direitos à propriedade intelectual deles.
E o que você achou dessa tribo? Tem alguma beleza que você gostaria de saber mais ou que todos conhecessem?
Por: Mayara Martins
REFERÊNCIAS:
Bình luận